sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Vila Bela: Porto da Cruz



APRESENTANDO-LHE A BELA VILA DO PORTO DA CRUZ !



Porto da Cruz, uma encantadora vila situada na costa nordeste da ilha da Madeira. Recebeu o seu nome duma cruz que foi colocada na costa para indicar um porto aos exploradores portugueses.

Um das muitas culturas agrícolas desta região é a cana-de-açúcar. Hoje em dia o engenho ainda está em funcionamento para produzir principalmente aguardente de cana da mesma forma desde 1927. A par da cana-de-açúcar também se produz aqui um vinho tinto seco, fabricado com “uva americana” ao qual chamam de ‘vinho seco’. Este tem-se tornado cada vez mais popular e, anualmente, em Setembro, decorre o Festival da Uva e do Agricultor na vila.

Como porto importante da costa norte, Porto da Cruz teve o seu forte de defesa contra as sortidas dos corsários e as vigias para observar o mar. Num pequeno monte no centro da vila, no chamado “pico”, erguido em 1708 e desmantelado em 1804, é ainda possível visitar as pequenas ruínas do Forte do Porto da Cruz.


Além de tudo isto, existe entre o Porto da Cruz e o Faial uma grandiosa formação rochosa com 580 metros de altura chamada de Penha d’Águia, como se só lá as águias pudessem pousar. É possível subi-la por um íngreme trilho com fabulosas vistas sobre o mar e as redondezas.



Este local é também famoso como um dos melhores spots de surf na ilha, inclusive para os principiantes. Dispõe de duas praias e uma piscina pública aberta na época balnear excelentes para um banho de mar.



A vila dispõe de um agradável passeio marítimo com grandiosas vistas onde poderá encontrar as “senhoras da vila” com os seus falares madeirenses nas suas rotineiras caminhadas e os pescadores à linha alegrando as negras rochas sobre o mar. Ao longo deste passeio, a geologia faz também questão de evidenciar o que tem de singular, a relembrar que estamos numa ilha formada por lava e cinzas, saída das profundezas do oceano, condição muitas vezes esquecida por não se vislumbrarem vestígios muito óbvios de vulcões.

Poderá também desfrutar de agradáveis passeios na Natureza nos belos trilhos que o Porto da Cruz tem para oferecer, através de deslumbrantes paisagens.
A vila dispõe ainda de: um centro de saúde, uma farmácia, uma pastelaria, diversos bares e restaurantes, uma escola básica, um posto de correios, uma pequena mercearia, uma igreja, algumas capelas, da Associação Cultural Flores de Maio, do Centro Cívico do Porto da Cruz, de uma praça de táxis, entre outros.





FONTES:
http://www.madeira-live.com/pt/portocruz.html
http://fugas.publico.pt/DicasDosLeitores/338061_ir-as-lapas-no-porto-da-cruz#.VATN-JPdSqw.facebook
http://portodacruz.blogspot.pt/2008/08/freguesia-do-porto-da-cruz-segundo-o.html

FOTOS:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmzSl-Gbe6R5uj797aewykCJ0CP8dwmMtB1UrHiQYyCM_WthaGLi7j8Bnbaq0HDlCqrDe8PTkVvW6ITRnLip2I6O6kRCybuzu1nMCnA2D3ZQnaq6lhMuHAuj1iHV1MVY4syCChsCnLiQZu/s1600/991097.jpg
http://madeirafolclore.files.wordpress.com/2013/08/pcruz.jpg?w=640

Nenhum comentário:

Postar um comentário